Curso de Assistência de Roteiro

Entenda como funciona uma sala de roteiro, quais são as tarefas e responsabilidades de um assistente e como acompanhar o ritmo acelerado da criação de uma série.

Trabalhar como assistente de roteiro é uma ótima oportunidade para entrar no mercado, acompanhar o desenvolvimento de uma série e conhecer profissionais, como  roteiristas, diretores, produtores e players de canais.

Investimento:

R$500

ADQUIRA O CURSO AGORA

Para quem é o curso de assistência de roteiro?

estudantes

Estudantes de Audiovisual ou cursos de roteiro, que já tem um conhecimento básico e estão de olho nas vagas de assistente.

ROTEIRISTAS INICIANTES

Roteiristas que até já realizaram alguns trabalhos mas nunca fizeram uma sala de roteiro de um grande canal ou de streaming e vêem na assistência uma maneira de entrar neste mercado.

PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL

Profissionais que já trabalham na área mas também se interessam por roteiro e podem combinar os conhecimentos que já tem (seja em produção ou assistência de direção, por exemplo) com os do curso e fazer uma transição de carreira.

o QUE VOCÊ VAI APRENDER?

São 15 aulas, divididas em 4 módulos, somando cerca de 6 horas de conteúdo. 

Para conferir o conteúdo de cada aula, Módulo a Módulo, é só abrir as abas abaixo:

Módulo 1 - Como funciona uma sala de roteiro

Você vai entender como é uma sala de roteiro, quem são os profissionais que a compõe, como se dividem as fases de desenvolvimento e também, qual pode ser o trabalho do assistente depois que a sala termina

  • AULA 1 – Apresentação do curso
  • AULA 2 – Como funciona uma sala de roteiro? Aonde a sala fica. Quem trabalha nela. Como é a hierarquia. Além dos roteiristas, quais outros  profissionais se envolvem no processo
  • AULA 3 – Fases de uma sala de roteiro. Quais materiais devem ser entregues por uma sala e quando.
  • AULA 4 – Depois que a sala termina. Fase de polimento, pré-produção e filmagem.
Módulo 2 - Tarefas do Assistente Parte 1

Panorama das tarefas mais comuns pedidas aos assistentes com dicas de como melhor executá-las:

  • AULA 5 – Anotações e Pesquisa. Como fazer anotações durante as discussões em sala e reuniões de feedback. Como fazer pequenas pesquisas e a importância de fazer relatórios resumidos
  • AULA 6 – Tabelas Narrativas e Gráficos. As diversas análises dramáticas que o assistente pode fazer para auxiliar a sala, como tabelas de Beats, Tramas, Personagens e etc.
  • AULA 7Entregas. O que envolve o processo de preparar o material para entrega interna ou externa, fazendo revisões e formatações, além de organizar listas de distribuição.
Módulo 3 - Tarefas do Assistente Parte 2

Neste módulo, separei tarefas mais complexas que o assistente muitas vezes precisa desempenhar e envolvem conhecimentos específicos de software de roteiro e entendimento de cronogramas.

  • AULA 8 – Programas de Roteiro (Introdução)
  • AULA 9 – Programas de roteiro (Final Draft)
    • Parte 1: Funcionamento Geral do Final Draft e Ferramentas mais úteis para sala de roteiro
    • Parte 2: Simulação de Revisão, Formatação e trocas de Revision, durante as diferentes entregas de um roteiro. Recursos avançados para formatar o roteiro na pré-produção.
  • AULA 10 – Programas de roteiro (Writer Duet)
    • Parte 1: Funcionamento Geral do Writer Duet e Ferramentas mais úteis para sala de roteiro.
    • Parte 2: Simulação de Revisão, Formatação e trocas de Revision, durante as diferentes entregas de um roteiro. Recursos avançados para formatar o roteiro na pré-produção.
  •  AULA 11 – Cronograma
    • Parte 1: Como se organizar um cronograma de desenvolvimento de série e Leitura de um Cronograma Simples
    • Parte 2: Leitura de um Cronograma Detalhado e Como fazer Mini Cronos
    • Parte 3: Leitura de um terceiro modelo de Cronograma
Módulo 4 - Conclusão

Uma reflexão sobre a importância do assistente de roteiro.

  • Aula 12 – Mas quando eu vou escrever? Assistentes podem, em maior ou menor grau, participar criativamente das discussões, produzir textos e abrir cenas. Como isso funciona?
  • Aula 13 – Melhores Condutas. Comportamentos e habilidades que te ajudam a se dar bem numa sala de roteiro.
  • Aula 14 – A importância do assistente. Uma reflexão sobre o papel do assistente dentro de uma sala de roteiro.
  • Aula 15 – Dicas de carreira. E depois da assistência, o que dá pra fazer?

ALÉM DAS AULAS, VOCÊ TAMBÉM GANHA...

Materiais PARA BAIXAR
  • Exemplos de Bíblia, Beatsheet e Escaleta
  • Tabelas de análise de tramas, controles e 3 modelos de Cronograma
  • Indicações de conteúdo para você mergulhar no mercado de roteiro.
EXERCÍCIOS

Exercícios para fixar o conteúdo e treinar as tarefas pedidas aos assistentes no dia a dia de uma sala de roteiro

AULA ONLINE PARA DÚVIDAS

Periodicamente, os alunos que adquirirem o curso, terão direito à uma aula online para tirar dúvidas e assistir à correção de exercícios.

O QUE DIZEM OS EX-ALUNOS DE ANDREA

Geralmente não costumo mais fazer tanta anotação em curso de roteiro porque chega uma hora em que a gente já viu de tudo, mas neste curso de assistência saí com 11 páginas de notes. Pra mim foi uma experiência nova. Está tudo muito bem explicado e estruturado.

Ian Perlungieri / Roteirista

Aprendi muito fazendo o curso da Andrea e a maioria dos medos que eu tinha por ser a minha primeira sala de roteiro nem deu tempo de acontecer porque já cheguei preparada.

Verônica Honorato / Assistente de roteiro e Roteirista Jr.

Muitas vezes, quando a gente está numa sala de roteiro como assistente, as funções não ficam totalmente claras. Saber no que focar, como priorizar as demandas, treinar a escuta e o olhar para captar o que for mais relevante, entender os fluxos de trabalho, as relações, as ferramentas… Pode parecer caótico no início, portanto o curso de assistência fez toda a diferença para mim! Nada disso a gente encontra em manuais por isso eu indico o curso da Andrea pra todo mundo!

Mery Delmond / Assistente de roteiro

O curso foi muito importante para mim, pois nunca tinha trabalhado numa sala de roteiro. Todos os ensinamentos foram utilizados e essenciais para que eu me destacasse dentro da produtora! Atualmente, já fui chamado pra trabalhar como roteirista em outros projetos. Me sinto muito mais preparado e eternamente grato!

Ramon Costa / Assistente de roteiro e Roteirista
magali

Por já ter uma experiência anterior, sei que o curso passa perfeitamente como é a dinâmica de uma sala de roteiro. Nunca tinha visto nada parecido, com um conteúdo tão específico. A plataforma tem fácil utilização. Ao terminar o curso, me senti muito mais segura para contornar as surpresas de uma nova sala.

Magali Moraes / Assistente de roteiro e Roteirista

ANDREA YAGUI
roteirista, coordenadora de desenvolvimento e professora

Olá, eu vou ser sua professora!

Meu nome é Andrea Yagui, sou formada em Audiovisual pela USP, com pós-graduação em roteiro de ficção pela UCLA Extension.

Criei este curso pensando em tudo que eu gostaria de saber antes de ter sido assistente da série Cidade Invisível, minha primeira experiência nesta função. Isso porque uma sala de roteiro é um ambiente de trabalho com dinâmicas diferentes de tudo que a gente costuma ver, então leva um tempo até a gente se adaptar à rapidez com que tudo acontece. Além disso, a quantidade de documentos, tabelas, e-mails que são gerados para botar de pé uma temporada é enorme! Eu não tinha ideia do quanto e como ia precisar me organizar.  

No final deu tudo certo e eu ainda tive outras experiências como assistente e também roteirista. Hoje sou coordenadora de desenvolvimento e tenho cada vez mais consciência da importância de ser formar bons assistentes.

Essa não é minha primeira vez ensinando. Eu já dei aulas na Academia Internacional de Cinema, pós-graduação em Roteiro do SENAC e da FAAP. E fui convidada pela Netflix para criar um curso preparatório para assistentes de roteiro, com direito à mentorias semanais, onde pude observar também diversas atuações diferentes para o assistente.

Com toda essa experiência, tanto em assistência quanto em ensino, montei um curso que se baseia em necessidades reais do mercado brasileiro, prevendo situações que a maioria dos assistentes vai encontrar pela frente.

viver-de-escrita

Adquira o Curso Online de Assistência de Roteiro!

Você vai investir num curso ainda inédito no Brasil, que considera as tendências atuais de mercado, para aprender sobre uma função em demanda cada vez maior.

Trabalhar como assistente de roteiro é uma ótima oportunidade para iniciar ou mudar de carreira, acompanhar o desenvolvimento de uma série e conhecer profissionais, como roteiristas, diretores, produtores e players de grandes canais.

Investimento:

R$500

ADQUIRA O CURSO AGORA

ainda está com dúvidas? escreve pra mim!