Este site foi criado pra você.
Você que devora livros mas não consegue digerir as próprias palavras e colocá-las no papel. Você que sempre adorou escrever, dava show nas aulas de redação, fazia os amigos chorarem com as suas cartinhas, mas que ultimamente só usa seu talento pra redigir emails e atas de reunião. Você que já fez diversos cursos de escrita criativa, roteiro, ou até se formou numa faculdade de comunicação mas que passadas as aulas e tarefas de casa não conseguiu desenvolver mais nada sozinho.

Esse espaço é pra quem quer tirar da gaveta (literal ou mental) um projeto de escrita criativa. Um conto. Uma série de crônicas. Posts. Roteiros. Discursos. Você quem manda.

O site está dividido assim:

  • Blog – artigos sobre escrita, com dicas, informações  e inspirações que você já pode aplicar nos seus projetos.
  • Coaching de Escrita e Script Doctoring – Aqui você se informa melhor sobre estes serviços. São acompanhamentos particulares, onde ofereço conteúdo, materiais de apoio, exercícios e referências criados e selecionados especialmente pra cada cliente, com leitura e feedback de todos os materiais produzidos. Esse serviço é olho no olho, eu e você, você e eu.
  • Downloads Gratuitos – Aqui você pode baixar materiais de apoio pra melhorar seu auto-conhecimento como escritor e também trabalhar elementos específicos da escrita. Pra conseguir a senha super secreta é só cadastrar seu email aqui

Mas aliás, quem sou eu???

Eu sou aquela menina esquisita que ao invés de brincar ficava lendo, que pediu uma máquina de escrever de presente no aniversário de 10 anos e que queria ter qualquer profissão em que pudesse ficar escrevendo o dia inteiro.

Em 2005 me formei em Audiovisual pela USP, onde estudei Cinema, TV e Rádio. Logo comecei a trabalhar como redatora de TV, especialmente chamadas, vídeos institucionais e comerciais. Foram 10 anos de experiência em diversas produtoras e emissoras como TV Globo, SBT e TV Gazeta.

Por um lado, eu tinha atingido meu objetivo de “ficar escrevendo dia inteiro” e ser paga pra isso. Mas alguma coisa estava faltando. E muito! Me faltava um propósito mais conectado com minhas crenças de vida. E pra resolver essa crise existencial não precisava ir muito longe, sabia que eu tinha que escrever histórias. Com emoção, criatividade e entrega.

Então finalmente, troquei o CLT pela UCLA, a Universidade da Califórnia. Me mudei pra Los Angeles onde passei dois anos estudando Roteiro de Cinema e TV e trabalhando. Acho que descobri mais sobre mim mesma nesses dois anos do que na vida toda. E mais, no meio do caminho, descobri um outro propósito: ensinar.

Foi como se eu estivesse vendo as peças de um grande quebra cabeça se montando (e não as peças retas do cantinho, aquelas peças do meio que são todas da mesma cor). Porque ENSINAR junta a minha paixão pela escrita e minha vontade genuína de ajudar as pessoas.

Então é esse o tal do meu propósito: ajudar pessoas a escrever coisas.

GOSTOU?

Preencha o formulário abaixo e agende uma consulta grátis!

12 thoughts on “Sobre

  1. GORETI says:

    NOSSA ANDREA ENCONTREI SEU BLOG POR PURO ACASO. e VC FALA A MINHA LINGUA.
    ADOREI SEUS TEXTOS, ME FEZ UM BEM DANADO, NUM MOMENTO TÃO PESADO E DIFÍCIL.
    VOU FICAR FREGUESA, JÁ TE ADICIONEI AOS FAVORITOS.e CONFORME FOR TE LENDO, MAIS INTIMA VAMOS (VOU FICANDO).
    ACHEI DE UMA DELICADEZA, VERDADEIRA O QUE VC ESCREVEU SOBRE INEZITA, ATÉ ESCREVENDO SOBRE DESGRAÇA VC É LEVE E FAZ BEM
    ABRAÇOS, TUDO DE BOM.
    GORETI

  2. Isabela says:

    Oi, Andrea! Vi seu post sobre o curso de roteiro na UCLA Extension no Brasileiras Pelo Mundo e achei massa!! Fui investigar e fiquei surpresa por ser tão barato (claro, 10 mil dólares ainda é caro, mas comparando com os cursos de mestrado que custam quase 50 mil dólares o semestre…). Enfim, queria te perguntar se é realmente esse preço, ou se existem taxas “escondidas” que precisam ser pagas depois. E também queria saber se, agora que terminou, você vê oportunidades reais de trabalhar na indústria como roteirista, tanto nos EUA quanto no Brasil. Você disse que o curso vale a pena, mas e o depois? Como é essa inserção no mercado de trabalho? E os professores, são bons?

    Abraços!
    Isabela

    • andrea yagui says:

      Oi, Isabela. Que bom que te ajudou, adoro divulgar esse curso pois foi tão difícil pra eu achar! Fiquei alguns meses pesquisando. Sim, o preço é esse mesmo, bem mais em conta que um mestrado e bem mais fácil de entrar. O que encarece o processo é morar em Los Angeles, eu acho que os alunos internacionais precisam comprovar que tem pelo menos 26 mil dólares no total pra serem aceitos. E na prática os custos superam esses 26 mil mas você pode trabalhar dentro da Universidade pra dar uma ajudinha. Quando você termina o curso, ganha uma permissão irrestrita de trabalho, de um ano. Chama OPT, é o que estou fazendo agora. Sinceramente, procurei, revirei essa internet e o linkedin, mas não consegui trabalhar na área que eu queria. Mas talvez isso esteja mais ligado ao fato de eu ser estrangeira e só ter um ano pra trabalhar do que a questão de ter estudado na UCLA Extension ou não. No entanto, fiz alguns estágios em produtoras de LA que foram experiências MUITO boas, aprendi bastante. Também não consigo te falar muito de Brasil, pois mal cheguei aqui ainda! Independente disso, o curso é muito bom. Você não vai encontrar nada parecido aqui. Você sai com um portfólio (um longa, um piloto de tv e um spec), pratica bastante (pois tem que escrever muito toda semana), conhece novas técnicas, outros escritores, enfim… mal não vai fazer!

      Neste link você vai encontrar alguns textos que escrevi especificamente sobre o curso e as aulas: https://historiasnabagagem.wordpress.com/tag/estudar-roteiro/

      Qualquer dúvida, me escrever!

      bj e boa sorte

  3. José Nilton Quelé says:

    O Homem é frágil, e quando sua armadura é resistente, sua “cabeça” é ôca.
    Quero inserir no curta que escrevi e pretendo dar uma Espichada: Quem Sou Eu ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *